Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Atendimento especializado a pacientes que apresentam comprometimento motor por alguma lesão neurológica,  visando melhoras nas atividades da vida diária, trazendo o paciente o mais próximo da vida normal.

A Reeducação Postural Global é um método revolucionário da fisioterapia que representa tratar de forma diferente as necessidades individuais de cada paciente, sendo que cada um reage de uma maneira às agressões sofridas pelo corpo. Os desvios posturais, as dores causadas por eles, as deformidades, do pé chato à escoliose, da lombalgia à dor pós-imobilização, entre outras, podem ser tratadas com essa técnica.
Atua no tratamento dos distúrbios do aparelho músculo esquelético. Utiliza-se recursos terapêuticos para alívio de dores, correção de deformidades, reestabelecer função, prevenção de novas alterações.
É a atuação da fisioterapia para o tratamento e prevenção das doenças que afetam o sistema vascular. Tem o objetivo de melhorar a circulação sanguínea, aumentando a resistência física aos exercícios, aliviando a dor. Atua também no pré e pós operatórios, úlceras venosas, escaras, linfedemas e outras doenças do sistema vascular.
Na reumatologia, a fisioterapia consiste basicamente no tratamento de patologias crônico-degenerativas, tais como: artrite reumatóide, artrose, osteoporose, osteoartrose entre outras. A prevalência dessas patologias aumenta com a idade e, como são crônicas, quanto antes e melhor for seu tratamento, menores as chances de desenvolverem-se, seqüelas que possam alterar a qualidade de vida do indivíduo.
É um método que proporciona conscientização corporal através de força muscular e flexibilidade, pois fortalece os músculos fracos, alonga os músculos e aumenta a mobilidade das articulações.
É um método de controle muscular, adaptado pela fisioterapia, para o tratamento e prevenção de distúrbios músculo-esqueléticos.
A fisioterapia utiliza os recursos de uma piscina preparada com medidas, profundidade, temperatura e ambiente externo, especificamente para fins terapêuticos através do profissional especializado na atividade. É o realizado individualmente para atender as particularidades do paciente.
Através de exercícios aquáticos a Hidroginástica Terapêutica, além de ser uma técnica preventiva, auxilia no tratamento e recuperação de várias patologias, tais como: artrite, lesões nas partes moles (bursite, entorse, distensão), fraturas, problemas de postura, osteoporose, e outras. Pode ser praticada por pessoas que ainda não apresentam nenhuma alteração patológica visando a prevenção.
A fisioterapia respiratória pode atuar tanto na prevenção quanto no tratamento praticamente de todas as doenças que atingem o sistema respiratório utilizando-se de diversas técnicas e procedimentos terapêuticos apropriados tanto em nível ambulatorial, hospitalar ou de terapia intensiva com o objetivo de estabelecer ou restabelecer um padrão respiratório funcional, capacitando o indivíduo a realizar suas atividades de vida diária ou melhorar a qualidade de sua saúde.
A Hidroginástica para gestante (ginástica na água para gestante) ajuda a amenizar alguns incômodos comuns na gravidez, como dores lombares, inchaço, prisão de ventre e outros. Esta atividade é indicada apenas para as gestantes que tenham uma gestação ocorrendo dentro das normalidades, podendo ser realizada até a proximidade do parto. É de suma importância que o obstetra autorize a participação nesta atividade.

A natação é uma atividade aquática onde o homem tem a capacidade de se deslocar, através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. É uma atividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa.
Crianças, jovens ou adultos exercitam seus corpos sem a necessidade de estar concentrado em uma rotina de exercicios.

É um tipo de atividade aquática que utiliza um mini trampolim individual e tem como característica o treinamento muscular de baixíssimo impacto e aeróbico, promovendo dessa forma um alto gasto calórico, pois permite também o trabalho simultâneo de membros superiores.

O Hidrobike ( ou hidrospinning) é mais um tipo de atividade aquática, que utiliza uma bike (bicicleta) especialmente para ambientes subaquáticos. Além de trabalhar o condicionamento físico e cardiovascular, fortalece a musculatura, e pode ser indicado para quem precisa manter o condicionamento físico em período de recuperação de lesões ósseas, musculares e articulares.